Quadro 1 - Logo e Sala - Copia.jpg
NOSSA HISTÓRIA

A Anima Animus é uma Instituição Educacional destinada a todas idades sedentas de saber e de viver. No momento, ainda um projeto em fase de estruturação. Fundada por Marco Guarani, historiador pela Universidade Federal da Bahia, esta instituição iniciará focada nos conteúdos de História, Filosofia e Pedagogia. No entanto, nos aventuraremos por outras áreas do conhecimento a medida que o trabalho amadurece. Os termos anima e animus já foram utilizados pelo psicólogo Carl Jung para representar caracteres do inconsciente masculino e feminino, contudo, antes de Jung esses termos do latim se referiam a alma, a vida, a vitalidade, ao ânimo e é nessa acepção que foi pensado o projeto Anima Animus. Talvez, numa tentativa de conciliar-se com Jung, podemos pensar no sentido do ânimo encoberto por uma persona fria e devidamente enquadrada. Injetar esse ânimo revigorante na Educação será nosso objetivo. Uma educação com alma, mas não essa alma beata. Uma educação viva, uma educação dinâmica, humana, reflexiva, construtiva, curiosa, imaginativa e pensante! Não nascemos embalados numa prateleira de supermercados, nem obcecados pelos próximos concursos ou vestibulares. Nascemos curiosos, loucos para conhecer tudo a nossa volta, cheios de perguntas sem resposta, de vontade de experenciar. Somos vida, não mercado, não mercadoria. Somos significados, não salários, não contas bancárias ou números de RG. Somos protagonistas, não espectadores de uma peça da qual não fomos convidados. Somos alma! Somos Anima Animus! 

As atividades da Instituição são desenvolvidas  seguindo uma escala crescente cujos níveis estão interconectados.

 

Iniciando pelas webséries que acompanham e compartilham nossa rotina de estudos, possibilitando o aprendizado desse processo construtivo do conhecimento.

 

Essa rotina nos leva a elaboração de e-books, fundamentados na bibliografia estudada. Os e-books representam a poetização do conhecimento, unindo o poder de síntese dos poemas e  a sua capacidade de humanizar esta caminhada.

 

No próximo patamar construiremos os mini-cursos alicerçados nos e-books e bibliogragfias mapeadas.

 

A cobertura desse edíficio será composta pela produção e compartilhamento do conhecimento realizada por nossos estudantes, orientados por todos os níveis anteriores.

 

O ciclo espiral se retroalimenta seguindo em frente com a produção, compartilhamento e enriquecimento de todos nós. A riqueza imperecível das boas ideias diversificadas.

VEJA UM POUCO SOBRE O FUNDADOR: MG AMARAL

Apresentação - MG Amaral: Parte 1

Apresentação - MG Amaral: Parte 3

Apresentação - MG Amaral: Parte 2

Apresentação - MG Amaral: Parte 4

Apresentação - MG Amaral: Parte 5